– Uma necessidade muitas vezes esquecida! Esclareça-se com o seu (sua) Pediatra
Sinais de Alerta
É o ramo da Oftalmologia que se dedica ao rastreio, prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças oculares das crianças e adolescentes. Nos primeiros dias de vida, a visão é ainda muito baixa, mas desenvolve-se rapidamente nas primeiras semanas de vida. Os primeiros 3 meses de vida da criança são muito importantes para o estabelecimento da fixação e o desenvolvimento da acuidade visual.
Até aos 5 anos de idade, espera-se que a criança atinja uma acuidade visual de 10/10. Após os 6 anos, grande parte dos problemas sensoriais ligados ao desenvolvimento da visão, são mais difíceis de tratar e recuperar totalmente. A visão resulta de uma aprendizagem que se inicia no nascimento e prolonga-se ao longo dos primeiros 8 a 10 anos de vida. A existência de anomalias que afectem a visão durante este período, podem lesar definitivamente o sistema visual.
É fundamental a realização de avaliações oftalmológicas em “idades chave”, estabelecendo-se que a data de entrada na escola é a idade limite para que as diversas avaliações da visão já tenham sido efectuadas. A realização de um exame global da visão que dê tempo para corrigir alterações detectadas, é essencial para que a criança reúna as melhores condições de utilização das suas funções visuais aquando da entrada na escola.
“ Idades Chave” para realizar avaliações oftalmológicas:
- Bebés até 1 ano de idade;
- Crianças entre os 3 e os 4 anos;
- Crianças em idade pré-escolar (5 a 6 anos);
- Crianças no final do 1º ciclo escolar.
Quais podem ser os sintomas e sinais de alerta numa criança que vê mal?
Os sintomas e sinais de alerta mais frequentes são:
- estrabismo
- dores de cabeça
- rejeição das tarefas que exigem esforço visual
- semicerrar os olhos para ver
- esfregar os olhos
- olhos vermelhos
- desinteresse pela televisão
Em idade escolar, os sintomas e sinais são:
- dificuldade na leitura
- erros a copiar do quadro
- mau rendimento escolar
Como podem os pais ir acompanhando a saúde visual do seu bebé ou criança?
- À nascença e durante os primeiros meses, os pais podem reparar no aspecto das estruturas oculares externas.
- A partir de um mês, podem notar a capacidade que o bebé tem de fixar o olhar numa face humana que lhe esteja muito próxima.
- Aos três meses, a capacidade do bebé em fixar e seguir com o olhar pessoas, objectos ou luzes próximos.
- A partir dos seis meses, os pais podem verificar o alinhamento dos olhos. No entanto, se for notado mais cedo um desvio permanente de um dos olhos, está indicada a observação desde logo pelo Oftalmologista.
A Consultarruda disponibiliza consultas de Oftalmologia Pediátrica com a Dra. Alcina Toscano (Oftalmologista Pediátrica).